+ DE 1 MILHÃO DE EXEMPLARES VENDIDOS
Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil
É hora de jogar tomates na historiografia politicamente correta. Este guia reúne histórias que vão diretamente contra ela. Só erros das vítimas e dos heróis da bondade, só virtudes dos considerados vilões. Alguém poderá dizer que se trata do mesmo esforço dos historiadores militantes, só que na direção oposta. É verdade. Quer dizer, mais ou menos.
Este livro não quer ser um falso estudo acadêmico, como o daqueles estudiosos, e sim uma provocação. Uma pequena coletânea de pesquisas históricas sérias, irritantes e desagradáveis, escolhidas com o objetivo de enfurecer um bom número de cidadãos.
O Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil reavalia conceitos arraigados – o ideal do bom selvagem e o massacre da Guerra do Paraguai, por exemplo, desconstruindo mitos como alguns dos autores mais incensados da língua portuguesa, Machado de Assis.
O resultado de pesquisas de historiadores que não se renderam à educação tradicional à qual todos somos passados a ferro na escola surge neste livro num texto bem humorado e fluido que nos leva a refletir sobre os papeis de mocinho e bandido.
Baseado em farta bibliografia, Leandro Narloch revê o Brasil e traz a luz histórias que poderiam ficar restritas às estantes especializadas das livrarias. O livro está dividido em nove capítulos: Índios, Negros, Escritores, Samba, Guerra do Paraguai, Aleijadinho, Acre, Santos Dumont e Comunistas.
Sem negar as qualidades ou os erros que a história do país e alguns brasileiros acumularam ao longo de cinco séculos, o autor propõe um olhar mais curioso e menos acomodado.
Esse livro enfureceu professores militantes e revirou os debates da história do Brasil ao afirmar que:
>> ZUMBI TINHA ESCRAVOS
>> REINOS DA ÁFRICA LUCRARAM COM A ESCRAVIDÃO E INSISTIRAM PARA O TRÁFICO NÃO ACABAR
>> OS ÍNDIOS APRENDERAM COM OS PORTUGUESES A PRESERVAR A FLORESTA
>> SANTOS DUMONT NÃO INVENTOU O AVIÃO
>> OS GUERRILHEIROS CONTRÁRIOS À DITADURA MILITAR LUTAVAM PARA IMPLANTAR UMA DITADURA AINDA PIOR
Sobre o Autor
Nascido em Curitiba, Leandro Narloch despontou em 2009 com o lançamento do “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil”. O sucesso do livro rendeu toda uma série de guias politicamente incorretos – sobre a América Latina, a Economia Brasileira e a História do Mundo. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Filosofia pelo Birkbeck College, Universidade de Londres, Narloch foi editor das revistas Superinteressante e Aventuras na História, repórter de Veja e colunista da Folha de S. Paulo, Gazeta do Povo e da revista Crusoé. Sua missão profissional é divulgar as ciências – sobretudo a História, Economia, Biologia Humana e a Ciência Política – para o público geral. Também tem um dom especial para irritar professores de História.


